O que é Lifelong Learning?

Atualizado: 18 de Out de 2020

Você já participou de um diálogo assim? "Quando você terminou seus estudos?" >>"Ah! Eu terminei em 2010." Esse tipo de conversa parece não ter nenhum problema, mas se eu te disser que esse lance de terminar os estudos não funciona para quem quer acompanhar as mudanças e ser a mudança no mundo.

Foto: Pessoas se formando

Aqui vão mais algumas perguntas. Será que esse conhecimento que adquirimos nas escolas e universidades são suficientes para a gente lidar com a nossa sociedade volátil, incerta, complexa e ambígua? E podemos afirmar que a educação formal é a única fonte para a nossa aprendizagem?


Decidi introduzir o texto com essas perguntas para facilitar o entendimento sobre o conceito de Lifelong Learning (LL). O LL é um termo em inglês que em nosso idioma pode ser entendido como o aprendizado ao longo da vida ou educação continuada. Isso porque, a aprendizagem não está limitada aos currículos elaborados nos cursos, mas sim, nas experiências que temos diariamente. É um processo que não se encerra!


Para que esse processo funcione, é preciso assumirmos a postura de protagonismo no autodesenvolvimento e se colocar na posição de aprendedor(a), alguém que constantemente tem sede por criar conexões e estimular o aprendizado por onde passa. A ideia da educação continuada, demanda muita automotivação e estar à disposição para conhecer, trocar, experimentar novas formas de pensar, novos aprendizados e isso funciona ainda melhor quando está alinhado com os nossos objetivos de vida.

Foto: Tentando reconhecer a matemática por aí

Eu, por exemplo, sou focada nos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento humano nos temas que já mencionei no meu blog e nas redes socais, mas eu busco constantemente acessar outras histórias, outros temas que não tem relação direta com o que eu faço e de repente esses conhecimentos de alguma forma se cruzam. Não sou inclinada para área de exatas, mas já me percebi super interessada numa conversa com um professor de matemática, colega de trabalho e foi nessa conversa que descobri que a matemática está em todo lugar. Sério...depois do bate-papo, olhava para tudo e tentava enxergar a matemática..rsrsrsrs.


Investir em LL significa estar disponível para o desenvolvimento, a partir de um movimento voluntário, proativo e permanente, considerando as mais diversas experiências de aprendizagem. Nunca é cedo ou tarde para aprender algo. Estudar faz parte da nossa trajetória de vida e não é uma etapa após certa fase ou idade. Dá uma olhada nessa citação a seguir. Faz muito sentido!


“Aprenda como se fosse viver para sempre.” Mahatma Gandhi 


Talvez, você esteja pensando... "OK! Entendi. Mas como colocar isso em prática?" Vou te ajudar, apresentando os quatro pilares que baseiam o LL, segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), instituição que dissemina esse conceito ao redor do mundo.


Vamos lá!


1) Aprender a conhecer: esse comportamento implica em a pessoa ter prazer por compreender, construir e reconstruir o conhecimento, instigando a curiosidade e autonomia nesse processo.

2) Aprender a fazer: mesmo que o assunto seja interessante, o segredo para a aprendizagem contínua está em colocar o conhecimento em prática.

3) Aprender a conviver: quando acessamos novas histórias estamos ampliando nosso repertório de vida e essas conexões são importantes para a gente conseguir compreender as diferentes perspectivas das pessoas ao nosso redor.

4) Aprender a ser: autonomia e independência são palavras que representam esse quarto pilar, pois é importante que a pessoa assuma a responsabilidade por expandir seus conhecimentos.


Se você entendeu o quanto é importante e decidiu se tornar um Lifelong Learner, ou seja, um(a) aprendedor(a) para toda a vida =D, suas experiências de vida terão cada vez mais sentido e você estará mais preparado(a) para lidar com esse mundo VUCA que continuamos vivendo, um mundo em constante transformação.


Você e a sociedade só tem a ganhar com a sua jornada de aprendizagem contínua.


Para finalizar, deixo mais uma citação por aqui, pois ela representa bem a importância de aprender continuamente.


“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender. ” Alvin Toffler


#elimelo #mudança #lifelonglearning

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como exigir menos e preferir mais?

Oieee! Eu tava sumida por aqui, mas eu tive um motivo. Quem me conhece bem sabe que eu adoro dias de chuva e talvez você esteja se perguntando... Certo e o que isso tem a ver? Eu te falo! Pra mim, a

Qual é a senha do Wi-Fi? 📳

Por que fazemos essa pergunta pra alguém? A resposta é simples. Queremos estar conectado(a)s! 😎 Essa conexão abre portas pra gente e foi pensando nisso que desenhei o ⚡Workshop Qual é a senha do Wi-

Sexta de Presente

Hoje é sexta-feira, dia de se aprofundar mais em autoconhecimento. rsrsrsrs Decidi te presentear, compartilhando algumas ferramentas pra te ajudar no processo de autoconsciência como líder. Fiz um bre