Sexta de Presente

Atualizado: 18 de Out de 2020


Hoje é sexta-feira, dia de se aprofundar mais em autoconhecimento. rsrsrsrs

Decidi te presentear, compartilhando algumas ferramentas pra te ajudar no processo de autoconsciência como líder. Fiz um breve resumo sobre elas e no final, você vai encontrar o arquivo para baixar!


A primeira ferramenta é a Análise SWOT que nada mais é do que uma excelente forma de começar a se descobrir e redescobrir, considerando diferentes cenários. É o caso do:


Cenário/Ambiente Interno: Nesse espaço, você deve considerar dois fatores:


1) Forças - Desperte e coloque nesse campo, aquilo que você considera que faz muito bem, suas características, comportamentos, formações, experiências e por aí vai. Você deve colocar variáveis que agregam positivamente sua carreira e liderança e que você controla, ou seja, tem o poder sobre elas de fazer acontecer, sem depender diretamente de outras pessoas ou fatores. "Que a força esteja com você" (Star Wars)


2) Fraquezas - Agora é o momento de revelar aquilo que falta em você ou até tem demais....hehehe, que pode lhe atrapalhar em seu desempenho como líder, e como consequência em sua carreira. Pode ser algo relacionado a competências técnicas, quanto comportamentais. Um exemplo disso? No caso do técnico, conhecimento sobre algum processo, e no comportamental, inteligência emocional, capacidade de resolução de problemas. (Mais do que nunca, nos dias de hoje, essas competências tem sido requisitadas)

Cenário/Ambiente Externo: Partiu fatores externos:


1) Oportunidades - Tudo que surge no entorno que pode te ajudar a potencializar, corrigir alguns comportamentos ou incrementar algo para melhorar sua carreira e liderança, como por exemplo, família, cursos, lives, palestras, espaço para feedback, time....e continua. Lembrando que tanto esse fator quando o a seguir, consideramos como variáveis incontroláveis.


2) Ameaças - Ixi! Economia, pandemia, empresa, gestores(as)...são exemplos de ameaças, mas que é importante destacar que tudo vai depender da sua perspectiva sobre esses pontos. Em resumo, você deve colocar aqui, tudo o surge como dificultador para sua melhora enquanto líder e que você não tem controle sobre.


A segunda ferramenta é a Roda da Vida. Serei mais breve para falar dela! Você vai perceber que existem diferentes áreas separadas na roda e para cada área, avalie sua vida nesse aspecto e que nota você atribui para cada um desses contextos. Pinte o espaço da área até a nota que você deu.


No final, ela vai ficar toda preenchida e provavelmente torta. rsrsrsrsrs É a realidade de todo mundo! O objetivo é você perceber o seu estado atual e desejado por meio desse esquema. E claro! Fazer alguma coisa diante desse cenário.


Como terceira ferramenta, você terá algumas ideias de perguntas que vão te fazer parar um pouco pra refletir, antes de sair respondendo rápido. Esse é um excelente exercício.


E que tal perguntar para as pessoas sobre o que elas acham de você? Essa é a quarta ferramenta, o Feedback. Mas por favor, procure pessoas que realmente estão dispostas a te ajudar. Não vai sair por aí, perguntando pra qualquer um(a). Uma boa, é coletar feedback do seu time e gestor(a).


Na quinta ferramenta, você poderá definir objetivos, mediante processo de autoconhecimento e também as ações para alcançar seu objetivo. É o seu plano de ação!


E por último, e não menos importante, te apresento a Matriz de Tarefas. Super útil pra te ajudar a gerir melhor suas atividades no tempo, principalmente com o tanto de ação que você fará para melhorar a sua performance como líder.


Fico por aqui e aproveita bastante essas dicas e ferramentas de hoje.

Sexta de Presente_Ferramentas
.pdf
Download PDF • 832KB

#elimelo #mudança #liderança

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual é a senha do Wi-Fi? 📳

Por que fazemos essa pergunta pra alguém? A resposta é simples. Queremos estar conectado(a)s! 😎 Essa conexão abre portas pra gente e foi pensando nisso que desenhei o ⚡Workshop Qual é a senha do Wi-

Um pouco sobre mim

Meu nome é Elidiane, mas também sou conhecida por Eli, então pode me chamar das duas formas que está tudo bem para mim. :) Sempre quando me apresento para alguém costumo dizer que sou apaixonada por a

O que é Lifelong Learning?

Você já participou de um diálogo assim? "Quando você terminou seus estudos?" >>"Ah! Eu terminei em 2010." Esse tipo de conversa parece não ter nenhum problema, mas se eu te disser que esse lance de te

 
  • Instagram
  • LinkedIn

©2020 por Eli Melo. Orgulhosamente criado com Wix.com